terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ser feliz

O que é preciso ter para ser feliz?

Bom humor
Boa vontade
Olhos de prosperidade
Elogiar sempre que puder
Interagir (reciprocidade)
Principalmente estar casada consigo mesma
Procurar ser feliz sem depender do "outro"
Dar valor ao que tem
Andar com ombros eretos, com elegância, mesmo dentro de casa (sempre que puder)
Sorrir  (ao sorrir, fabrica a indofina - hormônio da felicidade

O que NÃO deve fazer:

Dependência afetiva
Possessividade
Ter inveja (a inveja gera tudo de destrutivo)

Quem é feliz, quem é realizado interiormente, transmite no olhar, no semblante; confiança tranquilidade,
paz e harmonia.






domingo, 13 de outubro de 2013

oração de São Bento



                                                                           Oração de São Bento

Oração ao Justo Juiz

Oração ao Justo Juiz


Justo Juiz de Nazaré, Filho da Virgem Maria, que em Belém fostes nascido entre as idolatrias, eu vos peço, Senhor, pelo vosso sexto dia, que meu corpo não seja preso, nem ferido, nem morto, nem nas mãos da justiça envolto. PaxTecum, PaxTecum, PaxTecum. Cristo assim o disse  aos seus discípulos.  Se os meus inimigos vierem para me prender, terão olhos e não me verão, terão ouvidos e não ouvirão, terão boca e não me falarão; com as armas de São Jorge serei armado, com a espada de Abraão serei coberto, com o leite da Virgem Maria serei borrifado, com o Sangue do Senhor Jesus Cristo serei batizado, na Arca de Noé serei arrecadado, com as chaves de São Pedro serei fechado, onde não me possam ver, nem ferir, nem matar, nem sangue do meu corpo tirar, também vos peço Senhor,  por aqueles três cálices bentos por aqueles três padres revestidos, por aquelas três Hóstias consagradas, que consagrastes ao terceiro dia, me
dê aquela doce companhia que destes à Virgem Maria desde as portas de Belém até Jerusalém, que com prazer e alegria eu seja tão bem guardado de noite e de dia, assim como andou Jesus Cristo no Ventre da Virgem Maria desde a casa de Belém  até Jerusalém. Deus é meu pai, a Virgem Maria é minha mãe, com as armas de São Jorge serei armado, com a espada de São Tiago serei guardado para sempre.

                                                                                                        (Tirado do livro de Oração)            

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Seguir Jesus

Folheto Á Missa

Os seguimentos de Jesus exige, ao mesmo tempo, radicalidade e ternura, conversão e solidariedade.

Desde o início do Cristianismo, seguir a Jesus determinava divisões, rupturas, tensões e mesmo crises dentro da família. As atas dos mártires são ricas de relatos heroicos causados por pessoas próximas que denunciavam os que aderiam a Cristo. Seguir a Cristo implica realizar opções nem sempre fáceis.

Ainda hoje, em alguns países, muitos cristãos são perseguidos, vivendo a sua fé na clandestinidade, correndo risco de vida ao se reunirem para celebrar a Eucaristia ou sendo estigmatizados por sua fé, vendo-lhes fechadas as portas à ascensão profissional, impedidos do acesso à política e submetidos à exclusão social. Ser cristão é ser profeta, é anunciar o Reino de Deus denunciando as injustiças, não se deixando seduzir pelos aplausos, e colocando-se muitas vezes contra a corrente.

Exemplos tristes como o de uma religiosa executada onde há anos era missionária, porque desagradava aos interesses escusos de uma parte da sociedade; de histórias corriqueiras de jovens que são ridicularizados porque vivem dignamente segundo o ensinamento da fé; de um profissional que não se deixa subornar ou de uma mãe de família que se mantém fiel aos seus valores, bem podem ilustrar concretamente o que significa tomar a cruz e seguir a Cristo.

Por fim, o Evangelho termina com um copo d'água: aquele que der ainda que apenas um copo de água fresca a um de meus discípulos, terá sua recompensa.

Neste tempo em que a Missão Continental é uma necessidade que se faz presente, agradeçamos a Deus
pelos missionários e por aqueles que os recebem, por todos que colaboram na atividade missionária e, de um modo particular, pelos ministros da acolhida. Pois seguir a Jesus é viver neste mundo numa dimensão solidária e fraterna com toda a criatura humana.


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Oração a Jesus no Santíssimo Sacramento


Oração a Jesus no Santíssimo Sacramento


Senhor meu Jesus Cristo, estais noite e dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo a todos os que vem visitar-vos.
Creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar.
Vos adoro e vos dou graças por todos os benefícios que me tendes feito, especialmente por vos terdes dado a mim neste Sacramento, e por me terdes concedido vossa Mãe, Maria Santíssima.
Quero vos dar graças por este grande presente e amar-vos pelos que não vos amam. Meu Jesus, vos amo de todo o meu coração: arrependo-me de tantas vezes ofendido a vossa infinita bondade.
Proponho, com vossa graça, não mais vos ofender.
E agora me consagro todo a vós: entrego minha própria vontade, meus afetos e tudo que é meu.
Só quero vosso santo amor, a perseverança final e o perfeito cumprimento de vossa vontade.
Quero estar unido ao vosso amor e assim estaremos unidos ao vosso Pai Eterno, pedindo em vosso nome que os queria aceitar e atender.
Amém
                                                                                     Santo Afonso Maria de Ligório

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O Justo vive pela fé

27° Domingo do Tempo Comum

Nem mesmo a maior maldade humana consegue sufocar o amor de Deus.

Em seu Evangelho, São Lucas narra dois pedidos que os discípulos fizeram a Jesus. No capítulo 11, ao verem o Senhor descer da montanha após a oração, suplicam: "Senhor, ensina-nos a orar". No Evangelho de hoje, eleva-se um clamor a Jesus: "Senhor aumenta-nos a fé!"

A fé é o tema central da liturgia deste domingo. Na primeira leitura, Habacuc, que experimentava em sua época a perplexidade de simultâneas invasões de povos estrangeiros que haviam subjugado e dominado Israel, nos mostra que não somente as guerras deixam atrás de si espólios e ruínas. Em nossas vidas também se acumulam escombros a cada dia: são desilusões, perdas dolorosas, preocupações com o trabalho ou a falta dele. Situações-limite que nos fazem perguntar: "Por quê?", ou "Até quando?" É com essa inquietação que o profeta inicia seu livro, cujo ponto alto é a conhecida conclusão que inspirou São Paulo em sua carta aos Romanos: O justo viverá por sua fé.

Na relação com Deus não pode ser baseada num contrato de deveres e obrigações, de trocas e favores, mas da liberdade amorosa de quem chama a Deus de Pai. Por isso mesmo, a parábola de hoje deve ser entendida não a partir da ótica do arrogante e orgulhoso patrão, mas a partir do servo que, fazendo tudo o que está ao seu alcance, não se coloca como um credor de Deus, mas como filho que fez tudo o que podia para o Pai, de quem tudo recebeu.

Neste ponto, os dois pedidos dos discípulos a Jesus no Evangelho de Lucas encontram a mesma resposta: para aumentar a fé, importa rezar com sinceridade de coração, reconhecendo a Deus verdadeiramente como o Pai nosso que está nos Céus.











quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Bendita entre todas as mulheres

Reflexão - Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R.
Da revista de Aparecida 


Quem me dera ter a formosura de um suave regato serpenteando a planície, semeando vida por onde passa.

Quem me dera ter a mesma sabedoria de uma Virgem chamada Maria que, de seu casebre, se pôs em marcha à casa de Isabel! Quem me dera compreender tamanha grandeza no pequeno sinal de uma imagem Aparecida, sinal do amor de Deus, sem fim, sem limites. Eterno! Quem me dera compreender as lágrimas do humilde devoto que, diante dela, esquece as palavras e só consegue contemplá-la! Quem me dera poder medir o sentimento de uma filha ou filho diante da Mãe, Aparecida, serena, suave, meiga, de rosto da cor do sol, que brilha, que difunde eternidade! Quem pode me explicar a grandeza de quem se fez pequena? Foi no grito de Isabel, em Ain Karim - fonte da vinha - que sentimos a grandeza do amor que irrompeu no tempo e na história e ressoou até agora. que bom seria se ressoasse no mais profundo de nosso coração: " Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre". E no poema da vida, transbordou de alegria a pobre escolhida e tão rica do amor de Deus. Foi o grito dos pobres, dos sem pão e sem vez, dos que lutam e labutam para colher as migalhas que caem das mesas dos orgulhosos sem coração. Mas se enganam os poderosos, porque nas migalhas, para quem tem amor, está inteiro o pão. Os pobres se encantam com o que é mais sublime, porque não se deixam iludir com o fascínio do mundo. O amor é mais forte e desfaz os tronos dos poderosos e sua riqueza que a traça corrói. " Como posso ser visitada pela Mãe do meu Senhor? Feliz a que acreditou no que foi dito da parte de meu Senhor!" .Não há brilho maior, mais penetrante do que o do sol. Não há força que vença a fraqueza dos pequenos e dos humildes do Reino. No rosto de Maria, a ternura e o amor de Deus. Desde aquele dia, em todos os lugares, de Aparecida ou de Guadalupe, de Fátima ou de Lourdes, se canta, se reza e se louva com a mesma poesia  que nasceu no coração de Isabel:  "Tu és bendita entre todas escolhida. Tu és bela criatura, grande porque se fez pequena". Benditos são os que te amam. Felizes são os que te escolhem porque fostes escolhidas!  Amém!