quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dicas para viver bem



Dicas para viver bem


01 - Elogie 3 pessoas por dia;
02 - Tenha um aperto de mão firme;
03 - Olhe as pessoas nos olhos;
04 - Gaste menos do que ganha;
05 - Saiba perdoar a si e aos outros;
06 - Trate a todos, assim como gostaria de ser tratado;
07 - Faça novos amigos;
08 - Saiba guardar segredos;
09 - Não adie uma alegria;
10 - Surpreenda os que você ama com presentes;
11 - Aceite sempre uma mão estendida;
12 - Reconheça seus erros;
13 - Sorria, não custa nada e não tem preço;
15 - Não reze para pedir as coisas, peça sabedoria e coragem;
16 - Dê as pessoas uma segunda chance;
17 - Não tome nenhuma medida quando estiver cansado ou aborrecido;
18 - Respeite todas as coisas vivas;
19 - Dê o melhor de si no seu trabalho;
20 - Jamais prive um pessoa da esperança, pode ser que ela só tenha isso.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A Fé dos Apóstolos

"...Segui-me e vos fareis pescadores de homens. Eles deixaram suas redes e o seguiram... Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e foram atrás dele" (Mc 1, 17-20).

Jesus passa à beira do mar da Galileia e chama os primeiros discípulos. Convidou-os, e eles poderiam não aceitar seu convite, mas não hesitaram em responder ao chamado e o seguiram imediatamente. A voz do Mestre é irresistível. O coração generoso se deixa seduzir por tão significante convite. Aqueles primeiros chamados deixaram tudo e seguiram Jesus.
É nesse "deixaram tudo" que desejo refletir com você. O que eles tinham? Palácios, mansões, carrões e grandes quantias em depósito bancário? Tinham apenas suas redes e o barco de pesca.
Deixaram tudo! Tudo? Ou deixaram o nada para se encontrar com o tudo? Acho que é bem isso: Deixaram o nada  para se encontrarem com o Tudo!
Nós não vemos nos noticiários os pobres, os humildes, os trabalhadores sendo apontados como corruptos,como possuidores de muitos bens. Mas vemos isso em pessoas que não precisa de mais nada para viver com dignidade e, no entanto, muitos deles são alvos de justiça, porque não se portaram dignamente.
Olhando a vida dos apóstolos não sabemos nem onde foram sepultados. O único apóstolo que sabemos onde foi sepultado é Pedro. Onde estão os túmulos dos outros? Não sabemos! Outra vez me vem o pensamento: Deixaram o nada para se encontrarem com o Tudo! Vislumbraram  horizontes  maiores. Contempla horizonte maior quem busca a Deus.
Quando olhamos a história de cada discípulo, é difícil encontrar dados sobre a história deles. Há muito pouco ou quase nada. Deixaram o nada para se encontrar com o Tudo!
Meditar sobre os apóstolos é desfazer-se de vãs ilusões que o mundo nos coloca na cabeça, pior ainda, no coração: "A pessoa vale por aquilo que tem, que possui". Ter para viver com dignidade sim. cúmulo e ganância são anti-Reino, são contrários à proposta de Jesus. Os apóstolos escolheram Aquele que os chamou para se vincularem nele, e por isso produziram frutos. Qual é nossa escolha? Será que topamos deixar o nada para abraçar o Tudo? A decisão é sua.

Procurar amar um pouco mais a Deus, amando a si mesmo, aos irmãos e irmãs e aos mais pobres que nós!

Revista Aparecida
Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R.